sábado, março 06, 2010

Sofrimento antecipado

We are afraid of all the things that could not be.

(Nós temos medo de todas as coisas que não poderíamos ter).

Epica – The phantom agony

Acaba que todos nós sofremos por antecipação, por medo de algo que ainda não aconteceu, talvez nunca aconteça, mas sobre tudo, o medo de algo que você tanto quer nunca chegar a suas mãos. Ou como eu um dia tive medo de perder a garota que eu nunca tive aos meus braços. A quem lê isso pode parecer ridículo, mas se fizerem uma reflexão, verão que provavelmente passam ou passaram pelo mesmo, talvez não com uma pessoa, mas com algum objeto.

Mas não podemos evitar isto, pois sempre teremos planos, e sempre iremos nos decepcionar caso não atinjamos o objetivo, a única saída, a meu ver, é ser pessimista, esperar sempre o pior das pessoas, esperar sempre um não da pessoa amada, mas cada um escapa dessa Agonia Fantasma do jeito que preferir.

Ensinamento do meu sábio ex-professor de matemática no ensino médio, Ivan, o Terrível.

“Nunca sofra por antecipação.”

Confiança

A pouco estava pensando em minhas relações com outras pessoas, e percebi que foi tão, mas tão fácil perder a confiança que eu tinha na pessoa que um dia já foi mais importante do que a minha própria vida, apenas por uma mentira( uma baita mentira ). Isso me fez pensar, o que é realmente a confiança? É algo tão frágil assim? Sou capaz de confiar em alguém? Enfim, essas perguntinhas idiotas que eu jamais saberei responder...

Confiança
con.fi.an.ça
sf (de confiar) (...) 2 Segurança íntima com que se procede(...).

Fonte: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa.

Agora o mais estranho... De onde vem essa segurança? E por que ela é tão frágil? O caso é, nem todas as pessoas merecem a nossa confiança, muitas vezes nos vemos abatidos por termos confiado demais em outras pessoas, sejam amigos(as), namorados(as) e afins, ou até mesmo uma mistura dos dois, a conclusão é a seguinte: confiar já causou dores de cabeça a todos, mas não podemos viver sem um pingo de confiança. O problema maior está na pergunta: em quem confiar ?