domingo, setembro 12, 2010

Liberdade... ó liberdade


O que é ser livre? Alguém é livre? Há quem diga que liberdade não é fazer o que quiser, mas sim fazer o que é certo... se você diz isso, parabéns você é um(a) completo(a) ignorante. Liberdade ao meu ver, não é exatamente fazer o que você quer, mas sim fazer o que você quiser, desde que não prejudique a ninguém, pois ai você estaria invadindo a liberdade de outra pessoa.

A sociedade naturalmente impõe uma ordem, um jeito de se viver, dizendo as coisas que você pode ou não fazer, o que vestir, o que comer, e como fazer tais coisas, e o pior nisso, é que mesmo fazendo tudo como a sociedade manda você ainda assim não é respeitado por nenhuma pessoa de uma classe com mais dinheiro que a sua, e muitas vezes pessoas com a mesma condição financeira que você não te respeitam.

Essa falta de respeito gera a conhecida desconfiança, que todos temos por alguém, mas é claro que você não pode confiar em qualquer pessoa, e sabe o por que disso? Por que você já ouviu alguma historia sobre alguém que foi roubado ou assassinado por outra pessoa, e o que difere uma pessoa que você nunca viu de um assassino? Você não sabe, logo isso tudo lhe impede de se relacionar com qualquer pessoa, você prefere escolher, é mais seguro.

O que isso tem a ver com a liberdade? A liberdade não é apenas fazer coisas, liberdade é poder respeitar outras pessoas, com mais ou menos dinheiro que você, liberdade é poder confiar e se relacionar com qualquer pessoa. Talvez ninguém nunca saiba o que é liberdade exatamente, pois provavelmente ninguém pode experimentar.


liberdade
li.ber.da.de
sf (lat libertate) 1 Estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral. 2 Poder de exercer livremente a sua vontade. 3 Condição de não ser sujeito, como indivíduo ou comunidade, a controle ou arbitrariedades políticas estrangeiras(...).

Passado é passado, e o passado está morto.

Ah, o passado, tão próximo, mas infinitamente distante... quem nunca quis voltar no tempo e corrigir aquele erro? Parece que foi ontem que eu tinha onze anos e me apaixonei pela primeira vez, um nome que seria lembrado sete anos mais tarde, parece que foi ontem que eu pesquei meu primeiro peixe com molinete em ambiente natural e gritei: Pai, alguma coisa mordeu a isca... Mas não foi ontem foi a mais de dez anos atrás. Um sentimento de nostalgia? Claro como não?

De qualquer forma eu gosto de enterrar meu passado, por completo, as coisas boas e as coisas ruins, tudo enterrado, aliás, acho que todas as pessoas deveriam fazer isso, pois as tornariam mais leves, mais livres, já que ninguém pode mexer no passado, nem no futuro, por que pensar neles? Valeria mais a pena se todos vivessem apenas os momentos, claro que seria impossível não pensar no amanhã, mas viver o hoje, pensando no amanhã é uma perda de tempo para a maioria das pessoas, já que mesmo que você faça tudo certo hoje, amanhã pode não ser tão certo.

Devido a isso tudo, é mais saudável se deixarmos de lado até o passado mais recente, se por exemplo, você tem um(a) namorado(a) incrível hoje, amanhã vocês podem se separar, ou você pode perceber que ele(a) não é incrível, caso você tenha deixado de lado o dia de ontem, a separação provavelmente não vai lhe afetar tão intensamente.

passado
pas.sa.do
adj (part de passar) 1 Que passou; decorrido, findo.(...) 3 Que passou de tempo(...)